Aeroporto Internacional de Viracopos contrata Master Ambiental para licenciamento de ampliação

Projeto de ampliação objetiva tornar Viracopos, em Campinas, SP, o maior aeroporto da América Latina
Aeroporto Internacional de Viracopos contrata Master Ambiental para licenciamento de ampliaçãoA Master Ambiental conquistou importante projeto de infraestrutura para o país, com os estudos para o licenciamento ambiental da ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), que objetiva se tornar o maior da América Latina após todo o projeto de ampliação.
A empresa de consultoria é responsável por elaborar os programas que subsidiarão o pedido de Licença de Instalação à CETESB para a construção da 2ª Pista de Pouso e Decolagem e elaborar o Relatório Ambiental Preliminar (RAP) para licenciamento do desvio da ferrovia que hoje está na área de expansão da 2ª pista.

A área onde estão as principais instalações do aeroporto abrange cerca de 9 km² e atende aproximadamente de 9 milhões de passageiros por ano. Com a conclusão da 2ª pista, irá ocupar 27 Km² e atender a mais de 14 milhões de passageiros por ano.
De acordo com a Infraero, atualmente, a malha aérea do estado de São Paulo, constituída principalmente por Congonhas e Guarulhos, está com capacidade defasada, devido a crescente demanda. No entanto, ambos já atingiram a ocupação urbana quase na sua totalidade e não é possível mais ampliações.
As obras em Campinas objetivam melhorar a infraestrutura aeroportuária, descentralizar o tráfego aéreo de passageiros e de cargas e atender o crescimento no setor e o pólo industrial na região.
Na fase de Licença de Instalação da 2ª pista, a Master Ambiental será responsável por apresentar 20 programas ambientais conforme as condicionantes da Licença Prévia (LP), que foi emitida com base em EIA-RIMA, de 2010, elaborado sob a responsabilidade da Infraero. Nessa etapa devem ser contempladas a LP nº 8188 da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e o Parecer nº 37/2009 da Prefeitura de Campinas.
Segundo o diretor da Master Ambiental, engenheiro Fernando de Barros, a extensão das obras agrega um importante diferencial no currículo da Master Ambiental. “O projeto credencia a empresa para realização de trabalhos de licenciamento ambiental de obras de infraestrutura deste porte em todo país, como rodovias, ferrovias , aeroportos e portos”, afirma.
As obras, responsáveis por um investimento de seis bilhões, irão configurar Viracopos como o maior Aeroporto da América Latina.
Com a Licença de Instalação, a previsão é que até 2017 a primeira etapa do Plano Diretor, que compreende a implantação da 2ª pista, esteja concluída. A pista atual tem aproximadamente 3.200m de comprimento por 45m de largura. A nova pista terá dimensão maior, de 3.500m X 70m, própria para aviões de grande porte. Para isso, a consultoria irá detalhar os programas ambientais necessários durante o procedimento, os quais serão orientados por planos de ação. Para 2025, a expectativa é que seja implantada a 3ª pista do aeroporto, parte da terceira etapa do Plano.
Para realização do projeto, a Master Ambiental mobilizou uma equipe multidisciplinar, da qual alguns integrantes irão atuar diretamente de Campinas. Além de acompanhar o cumprimento das exigências durante as obras, os profissionais irão coletar, em campo, dados agrícolas e de tráfego para fundamentação dos estudos.

Relatório Ambiental Preliminar (RAP) da Linha Férreanoticia-viracopos-trem
Além dos programas da segunda pista, a Master Ambiental é responsável por elaborar o Relatório Ambiental Preliminar (RAP) para o desvio da linha férrea que, atualmente, passa na área da 2ª pista. O desvio ferroviário depende de licenciamento autônomo, em que pese seja uma consequência da implantação da segunda pista. A implantação do novo traçado da rodovia será fundamental para o início das obras.
Segundo as especificações da CETESB, o relatório compreende diagnóstico ambiental das áreas de influência do novo traçado proposto para a Linha Férrea, avaliação de impactos e medidas mitigadoras correspondentes.

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