Maior hotel de Marília gerencia resíduos com a Master Ambiental

A implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) no Quality Hotel Sun Valley torna-se referência na região

Treinamento no Sun Valle HotelLocalizado em Marília, São Paulo, o Quality Hotel Sun Valley, considerado o maior da região, contratou a Master Ambiental para a implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS, demonstrando a preocupação ambiental por parte da gerência do hotel, um dos pioneiros na região em promover a separação dos resíduos de acordo com a nova legislação.

De acordo com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei Federal nº. 12.305 de 2010), as empresas consideradas grandes geradoras de resíduos, devido ao volume ou às características desses resíduos, como indústrias, shoppings, supermercados, hotéis, entre outros, devem elaborar e implementar seus planos.

Suzana Más Rosa, responsável pelo escritório da Master Ambiental na região de Marília, conta que, ao saber da exigência da nova lei, a gerência do hotel tomou logo a iniciativa de contratar a Master Ambiental e foi o primeiro Hotel da região a implantar o PGRS. “Com certeza se torna referência na região de Marília pela iniciativa”, comenta Suzana. A implantação do PGRS é a primeira de uma série de melhorias ambientais iniciadas pela gerência.

O Hotel possui 111 apartamentos, restaurante aberto ao público, salões para eventos corporativos e sociais, business center, centro de convenções, lobby bar, estacionamento com manobrista, lavanderia e área de lazer, com piscina, churrasqueira, quadras (poliesportiva, futebol society, tênis), salão de jogos, parque para crianças e academia. Essa estrutura permite receber uma grande quantidade de hóspedes por mês, o que gera grande volume de resíduos orgânicos e recicláveis.

De acordo com Suzana, o primeiro passo foi a caracterização e a quantificação dos diferentes tipos de resíduos gerados nos diversos setores do hotel. Após o levantamento, foi elaborado um relatório e analisada a melhor maneira de locar novas lixeiras, identificadas com a tipologia dos resíduos.

Devido ao grande movimento do restaurante e da quantidade de eventos, é gerada cerca de 1000 (mil) litros de resíduos orgânicos por semana, além de 100 litros de óleo por mês. “Os recicláveis já eram doados para a Cooperativa de Trabalho Cidade Limpa de Marília (Cotracil), mas com a implantação do plano a segregação ficou mais eficiente e uma quantidade maior de resíduos está sendo destinada à cooperativa”, ressalta Suzana.

Após o PGRS, os resíduos passaram a ser separados em três tipologias, de recicláveis, orgânicos e rejeitos. Para a efetividade da separação dos resíduos, é necessário contar com a participação de todos os funcionários. Para isso, foram realizados treinamentos, por setores e atividades que desempenham no hotel. “Todos os funcionários estavam dispostos a ajudar, o que facilitou a implantação do PGRS”, comenta.

O óleo gerado na cozinha também tem destino correto. É armazenado em recipientes adequados e encaminhados à empresa Óleo & Óleo de Lins, que possui licença ambiental. O plano ainda propôs a compostagem dos resíduos orgânicos, uma vez que a cidade não possui empresas que façam a coleta desses resíduos e está sendo desenvolvido o projeto para a implantação de um compostagem dos resíduos no próprio hotel, que dispõe de espaço físico.

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