Conheça a jovem que deixou de produzir lixo há dois anos

Combinado aos ensinamentos da graduação de Estudos Ambientais, o incômodo diante da atitude de colegas em jogar embalagens de alimentos no lixo foi o empurrão que faltava para Lauren desenvolver outros hábitos. Para isso, ela passou a observar a quantidade de embalagens que ela mesma usava em casa. O sentimento de hipocrisia logo surgiu em meio ao cenário que identificou. Como poderia falar sobre sustentabilidade e meio ambiente e não aplicar os conceitos na sua rotina? Para tranqüilizar a consciência, ela decidiu adotar um estilo de vida guiado pela produção zero de lixo.
Como ela conseguiu? Para excluir o plástico e o papelão da vida, Lauren percebeu que precisaria de uma mudança, realmente, drástica. Aos poucos, ela incluiu no dia a dia o uso de sacolas retornáveis e recipientes próprios, a compras de alimentos a granel e de produtores locais, e a criação dos próprios produtos de higiene e limpeza, como sabão e pasta de dente.

Acostumada a negar recibos de papel, canudos, sacolas plásticas e folhetos, Lauren descobriu as vantagens dos alimentos produzidos localmente e de adotar um estilo de vida simples. Para ela, a mudança gerou bons resultados, dentre eles a economia de dinheiro, já que toda compra é planejada; a alimentação mais equilibrada; e por fim a tranquilidade por agir conforme aquilo que acredita.
Para dar dicas e compartilhar as receitas dos produtos que passou a utilizar, a jovem criou o blog Trash is for Tossers.
Fonte: Com informações do portal ecodesenvolvimento.org
Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.
Comentários