Resíduos de lavagem
Se podemos escolher entre um e outro, devemos optar por um serviço que não polui o meio ambiente
por Fernando de Barros
Dias atrás, ao fazer o licenciamento ambiental de uma empresa de transporte de resíduos, tivemos que recomendar que seus caminhões fossem lavados somente em locais licenciados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O cliente me pediu, então, que eu indicasse um local licenciado pelo IAP onde ele pudesse lavar seus caminhões semanalmente.
Procuramos em Londrina, e não conseguimos encontrar nenhum. O único que conseguimos foi de um lavador acoplado a um posto que tem licenciamento, mas o lavador mesmo não está licenciado.
O que está havendo com esta importante atividade? Qual é a dificuldade de se licenciar junto ao IAP? Faltam técnicos habilitados a orientar as empresas? Falta interesse das empresas em se licenciar? A fiscalização não cobra o licenciamento?
A poluição gerada pelos lavadores de caminhões e de veículos é muito grave. Na lavagem saem resíduos de lavagem sólidos como areia e terra que acabam por se misturar com resíduos de combustíveis, graxas e óleos.
Esse efluente, antes de ser descartado, tem de passar por uma caixa de sedimentos, onde ficarão depositadas a areia e a terra contaminada. Este resíduo tem de ser encaminhado para uma empresa licenciada que ou vai destiná-lo a um aterro industrial ou para uma empresa que vai retirar os hidrocarbonetos dos sedimentos para voltar a aproveitá-los.
O efluente seguirá então para uma caixa separadora de água e óleo. O óleo mais leve vai para um recipiente à parte, podendo ser reaproveitado por empresas de reciclagem licenciadas. A água, agora sim, poderá ser descartada.
A falta de licenciamento e o descarte inadequado dos efluentes líquidos e dos sedimentos contaminados são grave poluição que deve ser contida através da fiscalização e da ação responsável dos empresários do ramo.
Gostaria de sugerir aos postos de abastecimentos e às empresas de lavagem de veículos e caminhões que fossem licenciados que afixem, em local de fácil visibilidade, um cartaz informando que são licenciados para que, com isso, os motoristas possam dar prioridade a esta atividade que não polui o meio ambiente. Ou será que para nós tanto faz estar utilizando um serviço que não polui ou aquele que polui?
Se não me importo com isso, então, ainda que indiretamente, também sou um poluidor, por estar contratando os serviços de uma empresa cuja atividade contribui para a poluição dos rios de minha cidade.