O que é o Licenciamento Ambiental Simplificado e Quando Pode Ser Aplicado?
O Licenciamento Ambiental é um processo para assegurar que atividades potencialmente poluidoras sejam realizadas de maneira a minimizar seus impactos ao meio ambiente. No entanto, dependendo da natureza e magnitude do empreendimento, o processo de licenciamento pode ser simplificado, oferecendo uma alternativa mais ágil e eficiente.
O que é a Licença Ambiental e a Licença Ambiental Simplificada?
O licenciamento ambiental é um procedimento detalhado e, muitas vezes, complexo, que pode envolver várias etapas e requerimentos. Em geral, este processo inclui três tipos principais de licenças:
- Licença Prévia (LP): Avalia a viabilidade ambiental do projeto na fase de planejamento.
- Licença de Instalação (LI): Autoriza a instalação do empreendimento conforme o projeto aprovado.
- Licença de Operação (LO): Permite a operação do empreendimento após a verificação de conformidade com as condições estabelecidas nas licenças anteriores.
Vale lembrar que, as etapas podem variar de nomenclatura para uma mesma modalidade de licença de acordo com o órgão ambiental licenciador. Cada uma dessas fases pode exigir outros estudos ambientais detalhados, desde um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (RIMA) com audiências públicas, até Estudos de Impacto de Vizinhança, Programas Ambientais, dentre outros.
Por outro lado, o Licenciamento Ambiental Simplificado é destinado a atividades e empreendimentos de menor potencial poluidor, oferecendo um procedimento mais ágil e menos burocrático. Este modelo visa reduzir os custos e o tempo necessário para a obtenção da licença, sem comprometer a proteção ambiental.
Tipos de Atividades que Podem se Qualificar para o Licenciamento Simplificado
O licenciamento ambiental simplificado pode ser aplicado a atividades que apresentem baixo potencial de impacto ambiental e baixo risco à saúde pública. As atividades elegíveis variam de acordo com a legislação estadual e municipal, mas geralmente incluem:
- Pequenos comércios e serviços: Lojas, escritórios, e prestadores de serviços que não geram grandes volumes de resíduos ou poluição.
- Pequenas indústrias: Fábricas de pequena escala e oficinas que utilizam processos de produção menos intensivos e com menor geração de resíduos.
- Agricultura e pecuária de pequena escala: Atividades agrícolas e pecuárias que adotem práticas sustentáveis e de baixo impacto ambiental.
- Construções de baixo impacto: Edificações e reformas de pequeno porte que não envolvam grandes movimentações de terra ou intervenções significativas no ambiente natural.
Vantagens do Licenciamento Simplificado
A principal vantagem do licenciamento ambiental simplificado é a agilidade do processo. Como ele envolve menos etapas e documentação, os empreendedores podem obter suas licenças em um período de tempo consideravelmente menor. Isso incentiva a formalização de atividades econômicas, especialmente de pequenos empreendimentos, que muitas vezes enfrentam dificuldades para arcar com os custos e a complexidade do licenciamento convencional.
Além disso, o licenciamento simplificado promove a eficiência administrativa, permitindo que os órgãos ambientais concentrem seus recursos e esforços na fiscalização e controle de atividades com maior potencial de impacto.
A Master Ambiental e o Licenciamento Ambiental
A Master Ambiental já acompanhou mais de 470 Licenciamentos Ambientais em todo território nacional, colaborando para que as empresas alcancem seus objetivos.
Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre o monitoramento ambiental de obras e como podemos te ajudar!
Quer saber mais sobre esse trabalho? Entre em contato com nossos consultores.
Faça o download de nosso portfólio e conheça alguns de nossos serviços e cases.