Na Coréia do Sul, cidade inaugura ônibus elétricos que captam energia da rua
Mover esforços para tornar o sistema de transporte público mais eficiente, barato e sustentável é considerada uma das principais preocupações da maioria das cidades do mundo.
Tais conceitos, envolvidos pela tecnologia de ônibus elétricos, já compõe a realidade da Coréia do Sul, onde estão em desenvolvimento alternativas para aprimorar o carregamento das baterias dos veículos. Situada ao sul da capital Seoul, a cidade de Gumi é referência no quesito captação de energia a partir do asfalto para locomoção dos ônibus.
Concebido pelo Instituto Sul-Coreano de Ciência e Tecnologia, o KAIST, o sistema funciona por meio de cabos subterrâneos que criam um campo magnético, por meio do qual o veículo capta a energia necessária para operar. O projeto, chamado de OLEV (Online Electric Vehicle), dispensa o uso das tradicionais baterias e economiza o tempo geralmente usado para recarregá-las, que pode atingir dez horas.
Os cabos, que podem ser instalados no trecho percorrido ou apenas em pontos específicos – tais como paradas obrigatórias e áreas de semáforo – ativam o campo magnético assim que detectam a presença do veículo, que mantém sempre uma distância de 20 cm do asfalto. Assim, a energia deixa de ser desperdiçada e apresenta uma eficiência de transmissão de 80%.
Fonte: Com informações de hypeness.com.br
Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.
Comentários