Empresas tem até abril para aderir ao Programa Brasileiro GHG Protocol no ciclo 2023

Prazo para preenchimento da plataforma se estendeu

Empresas tem até abril para aderir ao Programa Brasileiro GHG Protocol

Organizações que desejam fazer o inventário de Gases de Efeito Estufa e publicá-lo tem até abril para fazer a adesão ao Programa Brasileiro GHG Protocol. Neste ciclo de 2023, o prazo para preenchimento da plataforma que antes era maio se estendeu para junho deste ano, proporcionando tempo hábil para as empresas se organizarem no preenchimento dos dados na plataforma.

O inventário de GEE e o Programa Brasileiro GHG Protocol

O Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) é uma ferramenta fundamental para a gestão ambiental de empresas que buscam reduzir suas emissões de gases poluentes. É o primeiro passo para definir metas e estratégias para reduzir sua pegada de carbono, redução de custos produtivos e aumento da eficiência dos processos de uma organização.

Uma das formas de realizar o Inventário de Gases de Efeito Estufa e divulgá-lo é aderindo ao Programa Brasileiro GHG Protocol. O programa foi desenvolvido em 2008, com o objetivo de adaptar o método GHG Protocol ao contexto brasileiro, criando ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases de Efeito Estufa.

O Programa Brasileiro GHG Protocol é composto por um Registro Público de Emissões, que é uma plataforma online que ajuda as organizações na publicação de seus inventários de Gases de Efeito Estufa. A plataforma já possui mais de 3 mil inventários disponíveis publicamente e tem o objetivo de incentivar a transparência e a responsabilidade das empresas em relação às suas emissões de GEE.

Selo Ouro, Prata ou Bronze em seu Inventário de GEE

Ao fazer parte do Programa, o inventário é analisado conforme a política de qualificação dos inventários e recebe um selo, podendo ser ouro, prata ou bronze conforme a execução;

Selo bronze: atribuído quando a organização publica um inventário parcial, ou seja, não inclui todas as emissões de Escopo 1 e Escopo 2.

Selo prata: quando a organização publica um inventário completo, incluindo todas as fontes de Escopo 1 e Escopo 2, sendo que o Escopo 3 é de relato opcional.

Selo ouro: concedido quando a organização publica um inventário completo com verificação por um Organismo de Verificação (OV) acreditado pelo Inmetro.

A Master Ambiental e o Inventário de Gases de Efeito Estufa

A Master Ambiental possui uma equipe multidisciplinar qualificada para desenvolver os Inventários de Gases de Efeito Estufa, aderindo ao Programa Brasileiro GHG Protocol. A equipe já atendeu a diversas empresas em todo território nacional.

Faça também o download de nosso portfólio completo:

Conheça nosso portfólio

 

 

Comentários