Master Ambiental oferece capacitação em gerenciamento de resíduos em Londrina
Em parceria com o Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), Fernando de Barros abordará como elaborar o PGRCC e PGRS nesta sexta-feira, 10 de agosto
Com o objetivo de capacitar os profissionais da área a elaborarem seus planos de gerenciamento de resíduos sólidos, o Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal) promove em parceria com a Master Ambiental o curso: “Como elaborar o Projeto de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil (PGRCC) e Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)”, nesta sexta-feira, dia 10 de agosto, das 8:00 às 18:00 horas, na sede do Ceal.
O curso, ministrado pelo responsável técnico da Master Ambiental, engenheiro civil Fernando de Barros, especialista em Planejamento e Gestão Ambiental e Mestre em Engenharia de Edificações e Saneamento, aborda temas de extrema importância para os profissionais da área e capacita os participantes para elaborar o PGRCC e o PGRS.
A geração de resíduos nas atividades de construção civil representa um grande problema ambiental da atualidade. O Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC), obrigatório pela legislação, orienta como os resíduos devem ser separados nas obras. Quando mal gerenciados, os resíduos da construção civil degradam a qualidade de vida urbana e sobrecarregam os serviços municipais de limpeza pública.
Do mesmo modo, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é necessário para todas as atividades comerciais e industriais que gerem resíduos, especialmente perigosos ou contaminados, de forma a desenvolver um programa de ação para diminuir o impacto sobre o meio ambiente, minimizar o consumo de recursos naturais e eliminar os riscos de potencial degradação.
O palestrante e engenheiro civil Fernando de Barros ressalta que a Master Ambiental tem a missão de difundir o conhecimento na área ambiental. “Cada vez mais os profissionais precisam ter noção da área ambiental para que esse mercado se desenvolva”, afirma.
A preocupação com gerenciamento dos resíduos da construção civil deve ter início já nas primeiras etapas, na fase do planejamento e elaboração do projeto, no memorial descritivo da futura obra, com a especificação dos materiais a serem usados, optando por materiais com durabilidade e possíveis de reciclagem futura.
O PGRS também deve incluir desde as etapas de geração dos resíduos, até o acondicionamento, o transporte, o tratamento e ou a reciclagem, até a destinação final ambientalmente adequada.
Serviço: Curso Como elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil (PGRCC) e Plano de gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)
Dia 10 de agosto, na sede do Ceal de Londrina, das 8:00 às 18:00 horas.
Endereço: Avenida Maringá, 2400, Jardim Quebec Londrina – PR
Inscrições: (43) 3348-3100.