Ciclo de palestras em Porecatu conscientiza sobre cuidados com resíduos sólidos
Ao todo foram dez palestras em escolas da cidade, para cerca de 700 pessoas, com o patrocínio da Duke Energy
Durante os dias 26, 27 e 28 de maio, a Master Ambiental realizou uma série de palestras sobre o tema “Resíduos Sólidos” em Porecatu, Paraná. As palestras foram patrocinadas pela concessionária de energia elétrica Duke Energy para o Município de Porecatu. Foi registrada a presença de 695 participantes durante os três dias de palestras, em escolas municipais, estaduais e particulares, tanto para crianças como para adolescentes e para alunos do EJA – Educação de Jovens e Adultos.
A iniciativa faz parte de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre a Duke Energy com os municípios lindeiros aos reservatórios hidroelétricos do Rio Paranapanema, na divisa entre os estados do Paraná e São Paulo. O TAC prevê compensações ambientais aos municípios lindeiros, como Porecatu. A realização das palestras técnicas de educação ambiental caracteriza-se como um compromisso de auxílio.
Dessa maneira, a Duke Energy, que declara como um valor da empresa a sustentabilidade, investe em educação e capacitação da população, o que traz resultados positivos ao meio ambiente e à cidade, em vez de somente transferir recursos financeiros.
Neste contexto, a experiência na implantação de coleta seletiva municipal da consultoria da Master Ambiental foi determinante para a efetivação dessa ação. “É uma satisfação ver que as pessoas podem mudar de pensamento quanto aos resíduos que geram e repensar os hábitos de consumo”, relata a Gerente de Comunicação da Master Ambiental Laila Menechino, ministrante das palestras.
De acordo com ela, a população foi muito receptiva e se dispôs a dar continuidade às ações aprendidas. “Mostramos o papel do cidadão, destacando que eles não devem esperar tudo da Prefeitura e podem fazer composteira e coleta seletiva em casa. Ações como essas precisam ser mais valorizadas”, acrescentou.
Ao todo, foram dez escolas participantes, dentre municipais, estaduais e privadas, de ensino técnico e para adultos (Educação para Jovens e Adultos – EJA). O objetivo foi preparar a população, de modo a conscientizar os cidadãos acerca das questões relacionadas aos Resíduos Sólidos e incentivar alunos e professores a tomar iniciativas favoráveis ao meio ambiente.
Todos os municípios do Brasil têm que cumprir o prazo para dar fim aos lixões, previsto pela Política Nacional de Resíduos Sólidos para agosto deste ano. Para construir o aterro sanitário, Porecatu entrou em um consórcio com outros onze municípios da região e está em construção o barracão para triagem e comercialização de resíduos recicláveis. A previsão é que a coleta seletiva seja iniciada daqui a três meses.
As escolas participantes foram:
- Escola Municipal Honório (34 participantes);
- Escola Estadual Ricardo Lunardelli (131 participantes do ensino médio e 112 do ensino técnico em Segurança do Trabalho e Recursos Humanos);
- Escola Santa Luiza (particular) – (85 participantes);
- Escola Branca de Neve (particular) – (36 participantes);
- Escola Municipal Anibal Khury – (44 participantes);
- Escola Municipal Tiradentes – (67 participantes);
- Escola Estadual Malvino de Oliveira (164 participantes);
- Alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) (22 participantes).
Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.
Comentários