Sistema holandês transforma qualquer telhado em telhado verde
A ideia também se baseou na dificuldade em popularizar o telhado verde, estrutura normalmente aplicada em lajes planas. Contudo, essa característica não coincide com a maioria das casas tradicionais, construídas com telhados inclinados. Por conta disso, o produto holandês expande o perfil e a quantidade de residências com potencial para ter jardins no telhado.
A logística é simples. O equipamento é dividido em duas partes, sendo que a primeira é uma placa disposta sobre a telha e a segunda uma espécie de funil, confeccionado em plástico reciclado e utilizado em unidades individuais. A composição final do produto assemelha-se a pequenos vasos, que podem ser fixados sobre as telhas já existentes e dispensam quaisquer alterações na estrutura principal.
A própria água da chuva é usada para regar as plantas, que podem ser de diferentes espécies, conforme a preferência do morador e o bioma local, já que o ideal é sempre ter plantas nativas da região. Depois de passar pela terra, o excesso de água acaba por ficar mais purificado.
Manter vegetação no telhado é uma ótima maneira de reduzir a temperatura interna do ambiente de forma natural e assim economizar energia. Além disso, o telhado ganha um visual mais agradável e se torna um oásis para o desenvolvimento de novas espécies.
Fonte: Com informações do portal Ciclo Vivo
Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.