Shopping de SP inova ao criar telhado com composteira e horta

Shopping de SP inova ao criar telhado com composteira e hortaNa praça de alimentação do shopping, você exagera ao pegar mais comida do que aguentaria. A cena resultante dessa negligência é conhecida: encaminhar-se até às lixeiras e depositar a metade do almoço que sobrou. Apesar de a sensação ser de “problema resolvido”, saiba que não é por lá que esses resíduos orgânicos permanecem. Geralmente, eles são encaminhados a aterros sanitários, destino que nem sempre é o mais adequado para o meio ambiente. Com essa sequência de fatos em mente, o Shopping Eldorado, de São Paulo (SP), decidiu investir na instalação de uma composteira no telhado do local, com o intuito de aproveitar o adubo proveniente dos restos de comida em uma horta orgânica ali mesmo.

Concebido em 2012, o projeto do telhado com composteira e horta, que tem o nome de Telhado Verde, exibe a importante meta de zerar o envio de lixo orgânico ao aterro em um prazo de cinco anos. São cerca de 10 mil toneladas de resíduos ao mês, as quais recebem uma enzima capaz de eliminar o odor do processo de compostagem e transformar a massa em um poderoso adubo. Nos 2.500 metros destinados ao projeto, são produzidos legumes e verduras, como alface, tomate, manjericão e cebola, além de plantas como gazânia, lavanda, erva doce e hortelã. Livre de agrotóxicos, essa produção é utilizada pelos próprios restaurantes do shopping.composteira-shopping. Foto  Cristina Fernandes

Além de evitar o despejo inadequado desses resíduos e conceder uma produção orgânica e local aos restaurantes, a iniciativa ainda gera economia de energia. Isso porque a horta funciona como uma espécie de camada extra de isolamento térmico, característica que refresca o ambiente e acaba por dispensar o uso de equipamentos de ar condicionado. Com um exemplo deste porte, fica evidente que adotar atitudes sustentáveis, mesmo em uma metrópole como São Paulo, não só é possível como já tornou-se realidade.

Fonte: Com inforamções de hypeness.com.br

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários