Parabéns, Cooperativas de Londrina!
Prêmio nacional reconhece a coleta seletiva de Londrina por inclusão de catadores de materiais recicláveis
No último dia 24 de novembro, a Secretaria Geral da Presidência da República divulgou as quatro iniciativas vencedoras do II Prêmio Cidade Pró-Catador. Londrina ficou em primeiro na Categoria D, de cidades com mais de 300 mil habitantes. As demais cidades vencedoras foram Brazópolis (MG), Manhumirim-MG e Santa Cruz do Sul-RS.
Na segunda edição do prêmio, ao todo, foram 85 inscritos. Destacaram-se entre os finalistas também os municípios de Aracaju (SE), Araraquara (SP), Assis (SP), Irenópolis (SC), Jacobina (BA), Pains (MG), Porto Alegre (RS),) e Santa Terezinha de Itaipu (PR).
A análise das propostas finalistas foi realizada por um comitê de técnicos da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA). Além da inscrição preenchida pela Prefeitura, a avaliação contou com relatório da equipe que visitou os municípios e foi feita com base nos critérios “inclusão social e econômica de catadores; sustentabilidade, caráter inovador, replicabilidade; impacto no público alvo; integração com outras políticas; participação da comunidade; existência de parcerias; abrangência; formalização das parcerias; e escopo do projeto”.
Londrina conta com cinco cooperativas de catadores formalizadas que realizam a coleta, separação e comercialização dos recicláveis: a Cooperregião, Cooperoeste, Coocepeve, Cooperrefum e Coopermudança.
De acordo com a Companhia Municipal do Trânsito de Urbanização (CMTU), as cooperativas são contratadas pelo Município pelo serviço que prestam, remuneradas ao preço da de R$420 a tonelada coletada. Cerca de 20 toneladas são coletadas por dia na cidade.
Apesar do reconhecimento, os índices ainda precisam melhor e muito! A cidade gera cerca de 420 toneladas de resíduos por dia. Considerando que aproximadamente 30% da massa de resíduos em média é de recicláveis, teria potencial de coletar cerca de 120 toneladas. Parabéns a cidade, mas que continue reciclando mais e mais a cada dia.Saiba mais sobre a Consultoria da Master Ambiental, clique aqui.
Comentários