Curitiba está entre as cidades mais limpas do mundo
Publicado em fevereiro deste ano, o ranking das 28 cidades mais limpas do mundo conta com uma presença ilustre: Curitiba. Única entre as cidades brasileiras, a capital do Paraná se destacou pelo cenário urbano repleto de árvores e por programas como o Câmbio Verde, iniciativa que promove a troca de lixo por alimentos. A informação foi divulgada no blog do site inglês Hassle.
Ao lado de Curitiba, Bogotá (Colômbia) é a outra representante da América do Sul. Além delas, fazem parte da lista Sidney (Austrália), Tóquio (Japão) e Chicago (Estados Unidos). Na Europa, a participação no ranking vem de Copenhagen (Dinamarca), Amsterdã (Holanda) Estocolmo (Suécia), Zurich (Suíça), entre outras.
Conforme divulgado no blog, a classificação revela a preocupação das cidades não apenas como o bem-estar dos moradores, mas de maneira geral, interesse que as coloca na posição de exemplos a serem reproduzidos.
Câmbio Verde
Concebido há 24 anos, o programa Câmbio Verde teve reflexos expressivos em 2014, quando entregou à população curitibana 819 mil quilos de alimentos, em troca de 3,2 milhões de toneladas coletadas de lixo reciclável. Por meio do projeto, foram beneficiadas mais de 69 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Organizada a cada quinze dias em 103 pontos da cidade, a troca por alimentos se baseia em um convênio entre a Prefeitura e a Associação dos Produtores Rurais do Paraná. O grupo, por sua vez, prioriza como fornecedores aqueles agricultores da região metropolitana de Curitiba.
Também participa da ação uma comissão da Unidade de Educação Alimentar da Secretaria Municipal de Abastecimento a fim de promover a alimentação saudável e a higienização correta dos alimentos. Assim, a população é orientada, por nutricionistas, sobre a melhor forma de utilizar os alimentos.
Os resíduos recicláveis coletados, por outro lado, são encaminhados à Usina de Valorização, em Campo Magro, e classificados por tipo de material.
Fonte: Com informações do portal ciclovivo.com.brSaiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.
Comentários