Conheça as sete cidades que estão se libertando dos carros

Conheça as sete cidades que estão se libertando dos carrosAcompanhe o cálculo. Um típico paulistano perde mês por ano de sua vida no trânsito ao usar o carro diariamente. Em Londres adotar a bicicleta como veículo significa uma economia de tempo expressiva, já que conforme um estudo britânico os motoristas gastam 106 dias de suas vidas em busca de vagas para estacionar. Os números impressionam e, em alguns casos impulsionam mudanças.

Para fugir dessa realidade, algumas cidades reuniram esforços para proibir o uso de carros em determinados bairros, processo que ainda está em andamento e se baseia também na aplicação de multas. Além de poluir o meio ambiente, os automóveis ocasionam acidentes e se associam, cada vez mais, a uma rotina caótica de lentidão e estresse.

Confira algumas das cidades entram nessa lista:

Madri (Espanha)
noticia-madri
A cidade já proibiu o uso de carros em algumas regiões, que devem ser ampliadas ao longo do tempo. A expectativa é que o centro de Madri esteja completamente livre dos carros dentro de cinco anos, objetivo que deve ser acompanhado pela reforma das ruas, que passarão a propiciar mais caminhadas. Hoje, os carros mais poluentes pagam um valor mais alto para estacionarem e quem descumpre as regras ao trafegar de carro em áreas proibidas paga uma multa de U$100.

Paris (França)

noticia-paris
Com níveis muito elevados de poluição atmosférica em 2014, Paris decidiu desencorajar o uso de automóveis com a proibição de carros com placas pares por um período. Além disso, atualmente, quem mora em regiões periféricas não pode utilizar automóveis no centro da cidade aos finais de semana e, em breve, também não poderá utilizá-los durante a semana. Com a atitude, a poluição diminuiu em até 30% em algumas regiões e a quantidade de condutores começou a cair. Em 2001, 40% dos parisienses não possuíam carros, hoje esse número alcança os 60%. Para 2020, o prefeito da cidade planeja dobrar o número de ciclovias e proibir de vez carros a diesel.

Chengdu (China)

noticia-china
Na China, uma nova cidade satélite planejada no sudoeste pode servir como referência para locais modernos. Lá, as ruas foram projetadas para que as pessoas consigam chegar a qualquer lugar da cidade em 15 minutos a pé. O projeto dos arquitetos Adrian Smith e Gordon Gill deve ser implantado em breve e irá garantir que a maioria da população de bairros locais caminhe até ao trabalho.

Hamburgo (Alemanha)

noticia-hamburgo
No caso de Hamburgo, os esforços são para facilitar a rotina sem automóveis ao invés de extinguir totalmente o uso de carros. A nova “rede verde“, que irá cobrir 40% da área total da cidade, será concluída entre 15 a 20 anos e deve conectar parques ao redor da cidade, desde jardins comunitários e reservas até cemitérios, além de ser interligada por meio de ciclovias e vias para pedestres.

Milão (Itália)

noticia-milao
Em Milão, o incentivo ao uso de outros transportes em substituição ao carro tem sobressaído. Está em fase de teste uma nova iniciativa, baseada na entrega de “vales” nos valores de bilhetes de ônibus ou trem para aqueles que deixarem o automóvel em casa. Para evitar fraudes, é necessário instalar no carro uma caixa conectada à internet para localizá-lo.

Copenhagen (Dinamarca)

noticia-copenhaga
Para reverter a realidade caótica do trânsito de alguns anos atrás, a cidade aderiu ao uso de bicicletas. Contudo, já na década de 1960, Copenhagen começou a implantar zonas para pedestres e diminuir os espaços para carros. Hoje já são mais de 200 quilômetros de ciclovias, com novas auto-estradas de bicicleta em desenvolvimento para chegar a seus arredores. As mudanças convergiram em uma das taxas mais baixas de propriedade de automóveis de toda Europa.

Helsinki (Finlândia)

noticia-helsink
Ainda em planejamento, o projeto de Helsinki é promover bons motivos para os cidadãos abandonarem os carros e, com isso, modificar os meios de locomoção da cidade e integrar vários tipos de transportes públicos. No embalo desta proposta, um novo aplicativo, em fase de teste, irá permitir o acesso instantâneo às bicicletas, carros ou táxis compartilhados, além de disponibilizar o ônibus ou trem mais próximos.

Fonte: Com informações de hypeness.com.br

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui!

Comentários