NO DIA DA ÁRVORE, FAÇA A DIFERENÇA!
No dia da árvore, veja como conhecer melhor, admirar e também ajudar na arborização de sua cidade! Você conhece as árvores da sua cidade? Do seu bioma? E já pensou em produzir mudas e plantar em locais públicos?
O ser humano precisa melhorar o relacionamento com esses seres vivos tão especiais, capazes de produzir a própria energia, além de fornecer o ar que respiramos, tudo isso sem sair do lugar!
Seja no campo, seja na cidade, as árvores são fontes de qualidade de vida, prestam uma infinidade de serviços ambientais, como por exemplo, o sequestro de carbono e liberação do oxigênio que respiramos, retenção do solo e purificação da água que escoa por suas raízes, fornecimento de alimentos, abrigo para outras espécies, sombra, microclima, sem falar no valor intrínseco da biodiversidade.
Apesar de tanta coisa boa, as árvores têm sido muito maltratadas. Promover a arborização adequada é responsabilidade compartilhada entre Poder Público, que deve fazer seus planos para orientar e fiscalizar, além de cuidar das áreas verdes públicas e parques, e de cada cidadão, que deve conservar com boa saúde, no mínimo, a árvore da sua calçada.
Para aprender a admirar e respeitar as árvores, é importante conhece-las. Entender quais são nativas do nosso bioma e quais são adequadas para o espaço urbano. Por isso, sugerimos a leitura da matéria “Você conhece as árvores de sua região?”.
E além de conhecer, é preciso agir! Então, sugerimos também a matéria “Aprenda a fazer mudas frutíferas e espalhar por fundos de vale da cidade” e aprenda como fazer mudas de arvores utilizando garrafas pet como vasos. A atividade é muito simples, educativa e prática. Basta cortar a parte de cima, enchê-la com terra e encaixá-la na base, onde é depositada a água da chuva.
Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.
Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.
Comentários