Dispositivo monitora desmatamento a partir de celulares reciclados

Dispositivo monitora desmatamento a partir de celulares recicladosConsiderado uma das questões mais urgentes com reflexo direto no meio ambiente desde o século XX, o desmatamento ilegal causa danos irreparáveis em florestas e biomas espalhados pelo mundo. Ainda que invistam na monitoração extensiva, órgãos públicos têm dificuldade em fiscalizar a atividade ilegal, sobretudo pela ausência de recursos e instrumentos capazes de monitorar os acontecimentos de modo contínuo e instantâneo.

Com esta situação em mente, foi criada a Rainforest Connection, startup responsável por desenvolver um equipamento capaz de captar o barulho de motosserras e avisar, via SMS e instantaneamente, as autoridades competentes. Dessa forma, podem ser tomadas, a tempo, as providências necessárias para evitar o desmatamento.

noticia-dispositivo-monitora-desmatamento-2No entanto, as vantagens do dispositivo não param por aí: o equipamento é construído com base em celulares reciclados. Depois de modificados, os telefones descartados são acoplados a uma estrutura que capta energia solar e espalhados em locais escondidos da floresta. Assim, tornam-se responsáveis por monitorar o som ambiente e detectar o estridente ruído de motosserras. Além disso, por meio de um app, o equipamento permite que o som das florestas seja ouvido de qualquer lugar do mundo ao vivo.

Os idealizadores do projeto afirmam que cada dispositivo pode detectar os ruídos de motosserras em até trezentos hectares, sendo que a proteção gerada para o meio ambiente equivale à retirada de três mil carros das estradas. A conta se baseia na quantidade de CO² que seria liberado pelo desmatamento – uma média de 15.000 toneladas do gás.

A proposta da empresa é arrecadar US$ 100 mil até o fim deste mês para aumentar a produção dos dispositivos, fato que irá permitir a instalação na Amazônia, na Indonésia e em partes da África Central. Ao contribuir para o monitoramento do desmatamento ilegal das florestas nativas, o projeto também irá dar destino aos mais de 150 milhões de celulares jogados fora, anualmente, somente nos EUA.

Fonte: Com informações do portal pensamentoverde

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários