Tecnologia recicla água cinza e produz calor para água limpa
Concebido nos Estados Unidos, o sistema Nexus e Water foi desenvolvido para reduzir o desperdício de água e energia. Para isso, o aparelho recicla a água cinza, ao mesmo tempo em que aproveita o calor proveniente da água residual para aquecer, novamente, a água limpa.
Projetado principalmente para o uso residencial, a tecnologia é acessível, pequena e capaz de ser armazenada dentro da própria casa. Conforme os fabricantes, ela ajuda a reduzir o consumo de água em até 34% e a produção de esgoto em 70%, além de disponibilizar água quente ao diminuir o consumo de energia em 75%.
Diferente de outras tecnologias semelhantes, o sistema é instalado próximo às áreas onde há consumo de água quente, como chuveiro, pias e máquinas de lavar. Neste ponto, um tanque armazena a água residual, que é purificada, e uma bomba de calor armazena o potencial para o aquecimento da água limpa.
São 200 litros reservados para este armazenamento diário. Outra vantagem é que a água que resulta do processo de descontaminação pode ser usada para regar jardins, em descargas e para a limpeza em geral. Contudo, vale ressaltar que ela continua a ser imprópria para o consumo humano ou higiene pessoal.
Em meio ao contexto de crise hídrica que o Brasil vivencia, esta é mais uma opção para evitar o desperdício de água e energia em ambiente doméstico. A invenção já está disponível para encomendas por meio do site da empresa fabricante.
Com informações do portal Ciclovivo
Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.
Comentários