Movimento ensina como captar e aproveitar a água da chuva
Em meio a maior crise hídrica da história do Brasil, qualquer atitude de uso racional de água é válida. Já imaginou construir a própria cisterna para captar e aproveitar a água da chuva? Embora pareça uma tarefa complicada, já há pessoas dispostas a replicar conhecimentos a respeito para facilitar o trabalho. Com o nome de Movimento Cisterna Já a iniciativa foi lançada no final de outubro durante o encontro Aliança pela Água (coalizão de organizações da sociedade civil em prol da implantação da segurança hídrica em São Paulo).
A proposta reflete os esforços de um grupo de cidadãos preocupados em promover a adaptação da cidade diante da falta de água. Como resultado, foi desenvolvido um site destinado a capacitar os moradores paulistas para captação e reaproveitamento da água da chuva. Vale ressaltar que a água oriunda deste processo, que pode suprir até 50% do consumo de uma residência, se limita aos usos não potáveis, tais como descarga sanitária, limpeza geral e irrigação do jardim.
Na página, é possível encontrar um manual de instrução para a instalação de cisternas simples e de baixo custo. Além das dicas, está disponível uma agenda com cursos e oficinas, ocasiões em que os interessados poderão aprender, na prática, como construir esse tipo de reservatório. Dentre as indicações de leitura presentes no site, destaca-se o Sempre Sustentável (www.sempresustentavel.com.br/hidrica/minicisterna/minicisterna.htm), espaço voltado àqueles que querem divulgar iniciativas e experiências relacionadas ao meio ambiente.
Fonte: Com informações do Instituto Akatu
Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.
Comentários