Construção Sustentável
O que é construção sustentável?
O setor da construção civil, importantíssimo motor do crescimento econômico, é uma das atividades de maior potencial de impacto negativo ao meio ambiente.
Tomando como base o ciclo de vida das matérias primas, influencia significativamente no consumo de recursos naturais e energia, desmatamento e emissão de gases de efeito estufa. Segundo o Conselho Internacional de Construção, a construção civil é geradora de cerca de 50% dos resíduos sólidos gerados pelas atividades humanas.
Por sua vez, uma nova e forte tendência no mercado imobiliário que representa uma mudança de paradigma para a construção civil e agrega rentabilidade aos empreendimentos: a construção sustentável.
A construção sustentável implica em construir segundo um conjunto de técnicas e métodos construtivos que reduzem os impactos negativos e potencializam os impactos positivos, desde a fase de elaboração dos projetos até a execução das obras e a manutenção dos empreendimentos.
Algumas características de construções sustentáveis são:
- Uso racional de água;
- Adoção de materiais sustentáveis;
- Escolha de terreno sem passivos ambientais.
A primeira vista, investir em construção sustentável parece mais caro, porém o retorno financeiro é vantajoso por conta dos altos preços da venda ou aluguel destes imóveis e devido à redução de custos operacionais a médio e longo prazo.
Os chamados Edifícios Verdes ou Prédios Verdes são avaliados e recebem selos com a utilização de métodos e padrões internacionais para a validação do desempenho ambiental da construção.
Como a Master Ambiental pode ajudar?
A Master Ambiental possui equipe com conhecimentos sólidos e experiência em construção sustentável, podendo colaborar diretamente para um Plano de Canteiro Sustentáveis e um Monitoramento Ambiental de Obra.