Cocamar Cooperativa Agroindustrial

cliente-cocamar-2

Entre as principais cooperativas brasileiras, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial, com estrutura ágil e moderna, é dona de um grande e diversificado parque industrial onde processa praticamente tudo o que recebe. Possui também uma rede de entrepostos para recebimento de produtos agrícolas, comercialização de bens de produção e prestação de serviços em mais de 30 municípios paranaenses.

Atividades desenvolvidas pela Cocamar:

  • Extração de óleos e Farelos;
  • Refino e envase de Óleos;
  • Indústria de Fios Têxteis;
  • Misturador de resíduos vegetais;
  • Torrefação e Moagem de Café;
  • Fábrica de Sal Mineral;
  • Indústrias de Secos/Néctares de Frutas;
  • Industria de Bebidas à base de Soja;
  • Fábrica de Suco concentrado e congelado;
  • Industrias de Cremes e Molhos Vegetais;
  • Usina de Preservação de Madeira;
  • Rede de Armazéns;

Fonte:cocamar.com.br

Serviços realizados pela Master Ambiental

Gestão Integral de Resíduos

Além de elaborar Planos de Gerenciamento de Resíduos, a Master Ambiental trabalha na efetiva implantação de seus planos. A Cocamar é o mais recente exemplo. Em seu complexo industrial, em parceria com a Master Ambiental, iniciou em 2011 a implantação do PGRS e já começa a colher os frutos desta iniciativa. Foi implantado sistema de coleta seletiva nas indústrias do complexo para a coleta de resíduos de maior valor agregado, que são levados a uma central de resíduos, prensados e vendidos.

Também foi implantado projeto piloto na Administração Central da Cooperativa, o qual disponibiliza para seus colaboradores lixeiras padronizadas que permitem que todos pratiquem a segregação na fonte. A novidade é que foram tiradas das mesas todas as lixeiras, obrigando a  todos os colaboradores a levantarem para destinar os resíduos gerados no escritório. Desta forma obriga-se indiretamente que todos prestem atenção no ato de descartar o “lixo”. Todo esse trabalho é acompanhado de um forte trabalho de comunicação e de monitoramento que permite ações de melhoria contínua.

A Gestão Ambiental em todas as unidades da Cocamar compreende

1. Acompanhamento integral do andamento dos diversos processos de licenciamentos ambientais junto aos vários órgãos ambientais, IAP-Instituto Ambiental do Paraná, em especial nos escritórios regionais de Londrina, Maringá, Umuarama, Campo Mourão e Paranavaí, Instituto das Águas do Paraná, a antiga SUDERHSA – Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental do Paraná e o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

2. Atendimento à fiscalização do IAP – Instituto Ambiental do Paraná, IBAMA, Instituto das Águas do Paraná e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Maringá e dos demais municípios onde houver unidades da COCAMAR no Estado do Paraná.

3. Iniciativa de propor medidas e controles ambientais nas várias unidades sempre com objetivo de atender integralmente à legislação ambiental.

4. Elaboração de toda a documentação técnica indispensável para a obtenção ou renovação das várias licenças ambientais, inclusive a elaboração de PCA – Plano de Controle Ambiental, PGRS – Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, PGRSS – Planos de Gerenciamento de Resíduos de Saúde, PGRCC – Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil.

5. Elaboração de documentação técnica necessária aos pedidos de Outorga de captação de água superficial ou profunda, bem como lançamento de efluentes, e acompanhamento da sua tramitação nos órgãos públicos.

Inventário e Redução na utilização de Insumos Naturais e na Emissão de Gases de Efeito Estufa

Ao inventariar as emissões dos gases de efeito estufa (GEE) de uma Empresa, analisamos:

  • Dióxido de carbono – CO2
  • Metano – CH4
  • Óxido nitroso – N2O
  • E os demais gases definidos como GEE, pela Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.

Fronteiras Operacionais

O Inventário é dividido em 3 âmbitos:

  • Âmbito 1: Emissões diretas de GEE da própria empresa, incluídas as emissões da queima de combustível, os processos de fabricação e veículos de propriedade da empresa.
  • Âmbito 2: Emissões de GEE indiretas líquidas a partir de importações de energia, como é o caso de eletricidade.
  • Âmbito 3: São todas as outras fontes de emissão indiretas que possam ser atribuíveis à ação da empresa, mas que ocorrem em fontes que não pertencem ou não são controladas pela empresa. Exemplos: viagens de funcionários, terceirização de atividades centrais, tratamento de resíduos sólidos etc.

A Master Ambiental realizou o Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Complexo Industrial da Cocamar em Maringá.


Saiba mais sobre a Consultoria da Master Ambiental