Master Ambiental apoia implantação da central de sucata eletrônica em Maringá

Projeto vai dar alternativa para o descarte de resíduos eletrônicos e gerar renda para Cooperativa

Sucata EletrônicaA Prefeitura de Maringá e a Coopercanção, cooperativa de catadores de materiais recicláveis, lançam nesta sexta-feira, dia 15 de junho, às 15:00 horas, na sede da Cooperativa, o projeto da Central de Sucatas Eletrônicas para possibilitar a destinação de computadores e aparelhos eletrônicos sem uso na região.

 Há, em computadores, por exemplo, componentes como chumbo, níquel, cromo, cádmio e arsênio, que, descartados inadequadamente no meio ambiente, podem contaminar o solo e a água dos rios e causar graves danos à saúde, até mesmo o câncer.

Os cooperados da Coopercanção serão responsáveis pelo recolhimento, triagem e destinação dos materiais que compõem os aparelhos eletrônicos e computadores. O armazenamento do material será feito no atual barracão da Cooperativa, cedido pelo Município, localizado no jardim Santa Felicidade.

Será utilizado para o recolhimento dos materiais doados um veículo cedido pelo Município, além de serem divulgados Pontos de Entrega Voluntária, em eventos e locais pré-determinados. A Master Ambiental patrocinou a adesivagem do veículo, que permitirá o reconhecimento do projeto pela população ao circular pelas ruas.

A Coopercanção, que conta com 21 cooperados, não vai trabalhar mais com a triagem dos materiais recicláveis, segundo Marisa Ereno, assessora das cooperativas de reciclagem da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) de Maringá. “Faz parte da diretriz de gestão de resíduos do Município a especialização das cooperativas, assim como já temos a Coopervidros, que está especializada na comercialização de vidros”, explicou.

Os cooperados estão sendo capacitados a respeito do processo de desmontagem e triagem dos materiais presentes nos resíduos eletrônicos por meio de uma parceria com a empresa Nova Fênix, de Maringá.

Além de entrar em contato com a SEMA para agendar o recolhimento, a população que quiser doar resíduos eletrônicos a Coopercanção também poderá contar com Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).

No mês de junho, haverá recolhimento nos seguintes locais:

• Dia 14 de junho – Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro – por ocasião da Assembléia Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento i(ASSEMAE).
• DIA 22 de junho– Casa da Cultura Alcídio Regini, CASA DE CULTURA DO JARDIM ALVORADA
• Dia 29 de junho – Praça Raposo Tavares.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários