Meu negócio precisa de um EIV, por onde começar fazer?

Meu negócio precisa de um EIVVai começar um novo negócio e descobriu que precisa apresentar um Estudo de Impacto de Vizinhança para conseguir o alvará? Ou então o empreendimento já está em atividade há anos, mas no momento de renovar o alvará, recebeu um comunicado que precisa desse estudo?

O Estudo de Impacto de Vizinhança

O Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV está previsto no Estatuto da Cidade, Lei Federal nº 10.257/2001, e deve ser regulamentado pelos municípios conforme o Plano Diretor e outras normas.

O EIV é exigido dependendo da localização, dimensão construtiva e natureza da atividade e analisa pontos chaves como adensamento populacional, equipamentos urbanos e comunitários, uso e ocupação do solo, valorização imobiliária, geração de tráfego, demanda por transporte público, paisagem urbana, patrimônio natural e cultural, entre outros. Lembrando que esses pontos podem ser alterados de acordo com o Plano Diretor do município. Baixe aqui o E-book sobre o Estudo de Impacto de Vizinhança.

Se foi exigido um EIV para o seu negócio, é necessário fazer o estudo completo e estruturado, escolhendo uma empresa gabaritada para essa elaboração.

Por onde começar?

Para começar, é importante que o estudo envolva uma equipe multidisciplinar, com arquitetos, engenheiros ambientais, geógrafos, advogados, entre outros profissionais. Leia aqui a diferença entre uma empresa de consultoria ambiental e um profissional autônomo.

Além do fator multidisciplinar, é ideal uma empresa que já possua experiência na realização desse estudo para atividades similares e que já tenha atuado em diversas regiões. Esses fatores são indicadores da qualidade do serviço e servem para avaliar o comprometimento da empresa com o resultado final.

Atenção também ao prazo de execução do serviço. Se você recebeu uma notificação, é necessário responder dentro do prazo.

Então, se precisa realizar um Estudo de Impacto de Vizinhança, não hesite em procurar uma empresa de consultoria que possa realizar o estudo de modo completo. Lembre-se que preço não pode ser o único fator determinante na contratação do serviço. A economia a curto prazo pode não ser tão vantajosa significar no futuro.  Leia mais aqui Por que preço não é fator determinante na contratação de uma consultoria ambiental. 

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental. Entre em contato com nossos consultores. 

 

Comentários