Grupo Ingá Veículos recebe prêmio nacional de Responsabilidade Ambiental da Mercedes Benz

Captação de água de chuva foi destaque dentre as ações de sustentabilidade da Concessionária Dulex Veículos, de São Miguel do Oeste, SC

Responsabilidade AmbientalA concessionária Dulex Veículos, instalada em São Miguel do Oeste, Santa Catarina, do grupo Ingá Veículos, recebeu o prêmio nacional de Responsabilidade Ambiental da Mercedes-Benz, em cerimônia ocorrida no último dia 12, em Santiago, no Chile.

O prêmio reconhece as concessionárias da Mercedes Benz que adotam práticas de sustentabilidade em convergência com o desenvolvimento dos negócios. A empresa de consultoria Master Ambiental é parceira do grupo Ingá Veículos na implantação do sistema ISO 14.001 em sete concessionárias, inclusive a premiada Dulex Veículos.

“Receber o Prêmio foi motivo de muita satisfação e dá grande motivação para nosso grupo buscar cada vez mais a excelência na qualidade de nossos produtos e serviços”, comemorou o gerente de qualidade do grupo Ingá Veículos, Emerson Tenczena.

Uma série de ações para cumprimento da legislação ambiental foi implantada na concessionária, tais como implantação de uma central de resíduos sólidos, o tratamento e o monitoramento dos efluentes gerados, adequação de cabine de pintura para controle de emissão atmosférica, adaptação das instalações dos tanques de óleo, dentre outras, no contexto do projeto de implantação de processos do Sistema de Gestão Ambiental baseado na norma ISO 14.001.

“A inovação traz vantagem em termos de economia de água e de custos, pois a maioria da água consumida passou a ser oriunda do sistema”, afirma a gerente administrativa e responsável ambiental da concessionária, Carin Silvana Coppini, que também destacou a importância de receber o reconhecimento, muito almejado por concessionárias de todo o Brasil.

Um diferencial em sustentabilidade ambiental que rendeu a premiação foi a Captação de Água de Chuva, composto por três cisternas que recebem água captada por meio de calhas instaladas no telhado dos prédios. A capacidade de armazenamento do sistema é de 35.000 litros, utilizados para lavagem do piso da oficina, máquina de lavagem de piso e água para os vasos sanitários.

O resultado é mensurado todo mês na conta de água da concessionária. Em maio de 2009, antes da implantação do sistema, o valor da conta era de aproximadamente seiscentos reais. Com a implantação, em setembro de 2009, passou a ser de cerca de cem reais, estabilizando em torno de quarenta reais ao longo dos meses.

A gerente destaca que o investimento em projetos que visam à sustentabilidade ambiental acompanha a concessionária desde o início e que a intenção é também difundir esse conceito aos clientes e fornecedores.

Para o engenheiro ambiental da Master Ambiental, Augusto Tavares, a premiação marca a mudança de conduta do grupo Ingá Veículos, que busca ser referência tanto nos negócios conduzidos, quanto na área ambiental.

“O prêmio é fruto dos investimentos em estrutura, qualificação de pessoal e dedicação de cada colaborador que atua na Dulex Veículos”, parabeniza o engenheiro ambiental Augusto Tavares, da Master Ambiental, coordenador do projeto de implantação de sistema de gestão ambiental em concessionárias do Grupo Ingá Veículos. “Essa conquista também é das outras concessionárias do grupo e de seus colaboradores, uma vez que estão implantando projetos similares e os mesmos processos da concessionária premiada”, conclui.

Conheça mais sobre a consultoria da Master Ambiental

Comentários