Estudo de tráfego pode melhorar qualidade de vida

O Relatório de Impacto de Trânsito (RIT) foi exigido pelo Governo do DF para construção de prédio do Ministério da Fazenda

estudo de tráfegoPara que o projeto construtivo da futura sede do Ministério da Fazenda em Brasília, Distrito Federal, seja regularizado perante as autoridades competentes, foi necessário elaborar um estudo bem específico e ainda pouco exigido Brasil afora. Trata-se do Relatório de Impacto de Trânsito (RIT), em elaboração pela consultoria Master Ambiental, contratada pelo escritório NBC Arquitetura, responsável pelo projeto.

A Master Ambiental inicia sua atuação em Brasília com a elaboração deste RIT – que é importante ferramenta para planejar o crescimento urbano com qualidade de vida, tendo em vista os problemas crescentes no trânsito de grandes centros.

O RIT apresenta um diagnóstico sobre a situação das vias no entorno do empreendimento, incluindo a contagem de veículos. A partir dessa contagem, há uma simulação da capacidade da via e uma previsão se o sistema viário suportará o fluxo atraído pelo empreendimento.

Segundo a arquiteta e urbanista, analista da Master Ambiental, Mariana Dias, o projeto da sede do Ministério exigiu um trabalho de campo complexo com a contagem de 48 pontos distintos. “Como a região da obra ainda é pouco consolidada, foi feito o levantamento de todas as intersecções que dão ou podem dar acesso a ela”, esclarece.

Essa análise dá subsídio para a proposta de medidas mitigadoras dos impactos no trânsito da região. “A adaptação do acesso para pedestres e o aumento do número de vagas de estacionamento podem ser propostas”, exemplifica a arquiteta. Outro exemplo de medida mitigadora pertinente ao RIT é propor a modificação de vias de acesso ao empreendimento, para contribuir com o fluxo. “Esse estudo tem um objetivo mais macro de planejamento viário da região, do atendimento de boas condições de mobilidade para pedestres, veículos particulares e transporte público”, ressalta a arquiteta.

Conforme Mariana, com o relatório em mãos, é possível evitar congestionamentos e melhorar a mobilidade, o que reflete em aumento da qualidade de vida para a população.

O relatório é exigido para obras consideradas polos geradores de tráfego, ou seja, lugares que atraem muitas pessoas. A nova sede do Ministério da Fazenda tem previsão de abrigar cerca de três mil funcionários – boa parte com carro próprio, todos com necessidade de vagas de estacionamento. “Está definido que a área de subsolo para estacionamento corresponderá a 37% da área útil da edificação, excluindo área de cobertura e de casa de máquinas. Isso para evitar congestionamentos e possibilitar vagas suficientes, já que em Brasília estacionar o carro é muito difícil”, revela a arquiteta.

Nesse aspecto, o escopo do RIT se assemelha a parte dos Estudos de Impacto de Vizinhança (EIVs), que tem conteúdo um pouco mais abrangente. A Master Ambiental acumulou grande expertise na elaboração de EIVs em diversas regiões do país.

O estudo deve passar pela aprovação do DETRAN/DF e da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (SEDHAB) do Governo do Distrito Federal.

O endereço do novo prédio do Ministério da Fazenda está localizado no setor de Autarquias Norte, junto ao chamado “Eixão” – rodovia central que cruza o Plano Piloto de Brasília de Norte a Sul. Assim, o projeto irá interferir em cruzamentos complexos e movimentados. Como o Plano Piloto de Brasília é considerado bem tombado, o RIT também será analisado pela Diretoria de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (DIPRE). Na opinião da arquiteta Mariana Dias, “A complexidade das vias de Brasília tornou o projeto ainda mais interessante”.

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